quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A POPULAÇÃO ORGANIZADA E PARTICIPATIVA NA LUTA POR DIREITOS - A importância de uma associação de moradores nesse processo.


O que é uma associação de moradores?

Primeiro precisamos explicar do que se trata uma associação de moradores.
Uma associação de moradores é um entidade voltada e direcionada para ações sociais. Sua principal função é: promover fóruns e assembléias de discussão com os moradores para que se possa apontar e analisar os problemas da comunidade; cobrar dos representantes legais soluções e sugerir medidas alternativas de forma paliativa (ou não).
A associação trata-se então de um ente intermediário entre população e parlamento.

Importante salientar que uma associação de moradores não deve ser confundida com um condomínio ou com empresa prestadora de serviços, não podendo então impor regras, serviços, obrigações e/ou taxas aos moradores.
Parte de sua atividade está ligada também à arte e a cultura, costumeiramente "abrindo o palco" para os artistas independentes da comunidade à qual representa e promovendo diversas intervenções culturais.

Dos problemas de Olímpia:

Ruas esburacadas ou mal pavimentadas, lombadas desniveladas ou cedendo, área de lazer sem o minimo de segurança para as crianças, obras superfaturadas, iluminação pública precária, casas populares nunca ocupadas, água distribuída pela DAEMO constantemente sem o minimo de condições de uso.

Um ou mais desses problemas faz parte do cotidiano da população olimpiense, fora inúmeros outros que requerem um texto específico. A maior parte dos problemas se concentra fora do pólo turístico da nossa cidade. A resposta do poder público quase sempre não é satisfatória e a população volta à conviver com os mesmos problemas. Até quando?

É NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO POPULAR PARTICIPATIVA

Pense bem: qual dos mais de 100 candidatos à vereador esteve na sua comunidade ouvindo dos moradores os problemas do bairro e discutindo junto à eles soluções e melhorias no período pré-eleitoral?
Quais dos vereadores da atual gestão estiveram nos bairros fazendo ouvidoria e promovendo fóruns de discussão?

Quem tem completa ciência dos problemas do bairro é o morador e, mesmo com as constantes e públicas reclamações, nunca tratam do problema.

É preciso que os moradores se organizem em seus bairros e comunidades para que possamos cobrar soluções e exigir as melhorias do parlamento.
Tendo a associação como instrumento de organização dos trabalhadores, devemos discutir com todos, a situação da infraestrutura do bairro, as dificuldades sociais por nos enfrentada e, EXIGIR do poder público nossos direitos. Assim podemos rumar, futuramente, aos conselhos populares regionais e o municipal, fazendo prevalecer no município os interesses da população.

Não é fácil mas não é difícil. Conversem com outros moradores, discuta os problemas e sugira uma organização popular. Tenho certeza que o sentimento será mútuo: precisamos lutar. Só com a organização da população conseguiremos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário